Translate!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Serra dos Orgãos e Pico Dedo de Deus – Teresópolis

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma unidade de conservação situada no maciço da Serra dos Órgãos, abrangendo os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.
O local possui topografia acidentada e por grandes desníveis, com altitudes que variam de 100 metros até 2.275 metros.




É aberto para visitação permanente. Normalmente de maio a setembro é aberta a temporada de montanhismo, com aventureiros de toda parte buscando o contato direto com a natureza. O principal roteiro é a Travessia Petrópolis-Teresópolis, que exige três dias e é considerada a caminhada mais bonita do Brasil. 


O Dedo de Deus é um pico com 1 692 metros de altitude e cujo contorno se assemelha a uma mão apontando o dedo indicador para o céu. É o mais famoso dos monumentos geológicos da Serra dos Órgãos. 


O pico é um símbolo do estado do Rio de Janeiro, figurando na bandeira e no brasão do mesmo. A partir do pico, em dias claros se pode avistar a cidade do Rio de Janeiro. 










Além da beleza e da importância da conservação de suas espécies, o Parnaso é um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros. 



Outros momumentos geológicos importantes são o Garrafão (foto abaixo), com 1.980 metros, a Pedra da Cruz, com 2.130 metros, São Pedro, com 2.234 metros, São João, com 2.100 metros e Cara de Cão com 2.180 metros. 


A 90 quilômetros do Rio de Janeiro, ou menos de duas horas por rodovia, o parque recebe o ano todo grande número de visitantes. Seu acesso principal é pela rodovia BR 116 Rio-Teresópolis.





Um comentário: